terça-feira, 11 de julho de 2017

Seixal Night Run 2017

Não gosto de provas de estrada, o Trail é a "minha praia", mas a Seixal Night Run é diferente!

Foi na Seixal Night Run em 2014 que fiz a minha 1ª prova, é na baía que faço os meus treinos durante a semana, e a baía do Seixal é a mais bela de Portugal :)

Na 6ª feira ao final da tarde fui à Quinta da Fidalga no Seixal - local fantástico, quem não conhece aconselho a visitar - buscar o dorsal. Ia fazer esta prova pela equipa do ginásio, o LH Ginásio que frequento desde o início do ano e me tem ajudado a preparar melhor para as provas, e assim o meu dorsal já estava com o Pedro. Foi chegar e pegar ;)
No sábado depois de jantar lá fui para o Seixal. Carro estacionado, muita animação e fresquinho! Estava a temperatura ideal para correr!
Fui até à banca do ginásio, onde estava a equipa a reunir e por ai ficámos na conversa e a fazer o aquecimento

Equipa LH
Faltavam cerca de 2 minutos para a partida quando fui para o meu lugar. 22.30 soa a partida e arranca-se a todo o gás.

Nos últimos dias andava a sentir cansaço no corpo, e na 5ª feira o treino no ginásio fez mossa, porque na 6ª e mesmo no sábado andava com os músculos um bocado doridos. Mas depois do aquecimento e com a adrenalina da hora da partida a aproximar deixei de sentir qualquer dor!!
Sabia que ia ser difícil, mas ia dar tudo para pelo menos melhorar o meu PBT, e quem sabe, fazer menos de 40´.

Arrancámos em direcção ao Seixal e tentei ir sempre o mais próximo possível do grupo da frente.
Ganhei algumas posições a alguns atletas que arrancaram à frente, e depois segui praticamente sozinho até à subida do centro de saúde e descida para a zona da partida / meta, onde íamos passar para seguir então pela baía.

Aí fui apanhado pela Inês e outro atleta, e assim seguimos até cerca do km 5, onde tive noção que não iria conseguir aguentar aquele ritmo abaixo de 4'/km e deixei a Inês seguir...

Parciais dos primeiros 4 km
A Inês seguiu, e o outro atleta que nos acompanhava ficou um pouco para trás, e assim segui sozinho o resto da prova, algo estranho numa corrida com tantos participantes, tentando manter um ritmo constante e que me permitisse não perder posições.
Parciais depois de ficar sozinho
Junto ao coreto da Amora passa em sentido contrário a frente da corrida, e atrás os restantes, não muitos, atletas. 
Damos a volta na Amora, com o abastecimento de água que estava anunciado ao km4 a ser ao 6 ( ! ) e quando volto à marginal já vem o pelotão em sentido contrário. Como seguia sozinho, sempre dava um ânimo extra o cruzamento com outros atletas e o apoio que alguns davam.
Depois de passar a rotunda a seguir à ponte da fraternidade, tive a noção que fazer menos de 40´ia ser impossível. A baía estava a ser baía, e o vento frontal que tantas vezes apanho nos treinos fazia-se sentir também.. Não interessa, SIGA e vou lutar pelo melhor tempo poss+ivel.

Ao chegar à zona da Quinta da Fidalga, a cerca de 700/800m da meta, sinto outro atleta a aproximar-se. Cerrei dentes e tentei acelerar, o que era mais dificultado pelo vento, mas ia fazer o possível por não ser ultrapassado naqueles metros finais.


E o esforço valeu a pena, e 41'59'' depois estava a cortar a meta, o que me valeu um 18º lugar da Geral :)




Melhorei o tempo aos 10k, um dos objectivos que tinha estabelecido. Fazer menos de 40´é muito complicado, tendo em conta o tipo de treinos que tenho feito e os objectivos que tenho.


Foi um serão muito bem passado, e para o ano estarei novamente presente nesta que é a minha prova de estrada favorita, com a boa novidade de este ano ter sido de 10 km, ao contrário de anos anteriores.

Sem comentários:

Enviar um comentário