quinta-feira, 23 de abril de 2015

10ª Corrida do Benfica António Leitão



Não vou dizer "Desta água não beberei", ou por outras palavras, corridas tão populares não volto, mas enquanto me lembrar desta acho que vou pensar 2 vezes... ou 3!
A organização no geral não esteve mal, boas indicações do caminho, abastecimento a meio e no final, etc etc... Mas, e porque há sempre um Mas... Demasiada confusão antes e na partida, sem espaço para se fazer um aquecimento, ou apenas para estar à vontade!! É claro que podem dizer: "Foste lá para a frente porque quiseste", e têm razão, mas acho que neste ponto as coisas podiam ser de forma diferente, ainda mais quando haviam placas informativas com os tempos aos 10km para o pessoal se colocar na caixa de partida, mas não havia divisão por blocos... Pergunto, para quê aquelas indicações? Estavam à espera que o pessoal pensasse : "Eu faço 55min, portanto vou ficar cá atrás e deixar os outros passar à frente"!!!

Ora bem, mas começando pelo início, pouco tempo depois de abrirem as inscrições, fiz a minha. Corrida do Glorioso, tentar bater o meu tempo nos 10km, que estava nos 44min, apesar de achar que para não sócios o preço era puxadote (12.5€), lá fiz a inscrição.

Na passada 5ª feira, logo no 1º dia em que se podia ir buscar os dorsais, lá me dirigi à Catedral, buscar o meu. Estas coisas gosto de fazer com tempo, evitar filas e ter hipótese de escolher o tamanho certo da camisola!!!

Linda!!!
Domingo, dia da corrida, acordo cedo, já tinha tudo preparado do dia anterior. Tomo um banho relaxante, o pequeno-almoço, e espero pela minha boleia, o Nuno que, apesar de lagarto, não quis de deixar de participar na corrida do maior Clube do Mundo!

Fomos cedo, como gostamos. Tempo para estacionar num local meu conhecido de quando vou à Luz ver os jogos, e fomos ao café, descontrair um pouco e encontrar com uns amigos do Nuno que também iam correr.

Após algum tempo no café, voltámos aos carros para acabar de equipar, e lá nos dirigimos para a partida. Faltava 1 hora, havia muito tempo! Queríamos evitar a confusão, e apesar de nenhum de nós ser corredor de elite, somos rápidos o suficiente no arranque para não estorvar a ninguém, pelo que o objectivo era arrancar o mais à frente possível. Também ambos tínhamos o objectivo de bater o nosso record dos 10k!

Chegá-mo-nos à frente, e durante um bocado ainda houve espaço, mas conforme a hora da partida se ia aproximando, o espaço ia sendo cada vez menos, quais latas de sardinha, com várias pessoas a demonstrar a falta de civismo que tanto se vê por aí, e a fazerem de tudo, empurrões incluídos para se chegarem o mais à frente possível. Como disse logo ao início, aqui a falha da organização que, se fizesse a partida por blocos, evitava estas situações...

À nossa frente havia separação para mais 2 blocos: 1 para os corredores de elite (onde eu deveria estar!!!) e outro, junto a nós, para os corredores VIP (aqueles que pagaram ainda mais pela inscrição??!) Estes últimos, não sei se tiveram direito a cocktail ou almoço no final, porque na partida a vantagem não foi nenhuma. Faltava 1 minuto para a partida, e foram completamente engolidos por todo o pelotão!!!

Dada a partida, fiz os possíveis para sair o mais rápido da confusão. o que significou que fiz os dois primeiros km a um ritmo louco de 3.47 e 3.46/km!!

A prova estava a correr-me bem, e se o objectivo inicial era apenas baixar os 44min, já começava a pensar que seria possível fazer 40, ou com um pouco de sorte, ficar pelos 39!!! Tudo corria de feição até ao km 7 onde, na subida da Av Cidade de Praga, a falta de aquecimento, e uma vontade enorme de vazar a bexiga me começaram a causar desconforto, e fizeram abrandar, tendo inclusive parado ou andado por umas 3 vezes... Caiu aqui por terra a hipótese de fazer um tempo canhão, mas o record tinha de o bater, pelo que fiz por ignorar o desconforto, focar no objectivo e lá vai disto!!! A descer todos os santos ajudam e consegui retomar o ritmo que tinha trazido até então,por volta dos 4.00/km.

Rapidamente cheguei ao fim... Não fiz um tempo canhão, mas pelo menos bati o meu melhor tempo, e baixei para os 43.16...

Medalha recebida, garrafa de água e maçã, e foi hora de ir às merecidas massagens, que souberam muito a pouco!!!





7 comentários:

  1. Sportinguista que sou, fui lá uma vez porque a minha irmã queria ir. Lá lhe fiz a vontade e jurei para nunca mais. Mal organizada, percurso da treta (imenso tempo a correr dentro do estacionamento), as tshirts não eram técnicas. Uma grande cagada. A minha irmã, benfiquista ao máximo, foi da mesma opinião. Este ano, foi acompanhar uns amigos e voltou a dizer que continua a ter demasiados erros.
    Por outro lado, adorou a Corrida do Sporting! Que, clubismos à parte, te aconselho a fazeres. Para além de bem organizada, é muito boa para bateres PBT!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então mas a corrida do sporting não é aquela que afunila passado 1km?

      Eliminar
    2. Não. A Corrida do Sporting (atenção às maiúsculas) é aquela que afunila após 300m. Se partires à frente e fores rápido, não tens problemas. Depois, é sempre a dar-lhe no alto gás! :D

      Eliminar
    3. Não digo que não a experimente um dia, mas aquando da sua realização também ouvi algumas críticas à corrida. E sem falar na barraca das camisolas!!!!
      Filipe, vamos lá tentar bater o PBT? :)

      Eliminar
    4. Experimenta que vale a pena. As únicas criticas fi mesmo o quererem começar a corrida por ali. Basta fazer a partida de onde se fez o primeiro ano e isso acaba. As tshirts é que pronto, foi mesmo mau demais e nada justifica. Nem o simbolo do Clube tinham! E o ponto alto é ter a meta instalada no relvado, dentro do Estádio. Permite que as pessoas possam tirar fotos e estar à vontade, sentarem-se nas bancadas e ficar em contemplação. É um pouco melhor que só lá passar a meio da corrida. :D

      Eliminar
  2. Já participei duas vezes nesta corrida, vale obviamente pela passagem dentro da catedral! De resto, é como dizes, nada de especial.. Olha para o ano experimentar a Scalabis Night Race, na noite anterior, é muito melhor! E o meu record é de lá! Ah, mas por essa camisola..tudo vale a pena!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A passagem na Catedral, pisar a relva onde os craques espalham magia, é sem dúvida o ponto alto. E a camisola, é LINDA!!!

      A SNR já tinha lido coisas boas acerca dela, a ver se no próximo ano dá para lá ir.

      Eliminar