sexta-feira, 8 de maio de 2015

V Ultra Trail de Sesimbra - 21k



O Trail de Bucelas em Fevereiro tinha sido o meu último, e dadas as circunstâncias na altura, correu bastante bem, pelo que era com muita ansiedade que aguardava pela data desta prova.

Aproveitando um passeio por aqueles lados no sábado, fui levantar o saco com o dorsal. Processo simples, que decorreu sem problemas. À noite, chegado a casa, preparei tudo com calma, para que nada faltasse no dia seguinte.


Domingo, acordei cedo, bem disposto, e com o tempo a ameaçar chuva. Banho, pequeno-almoço e pus-me a caminho, numa viagem que não durou mais que 25 minutos. Chegado a Sesimbra, estacionei no parque indicado pela organização sem problemas - aqui o facto de ter um Smart ajudou bastante!!!

Depois de equipado, dirigi-me calmamente para a zona de partida. Ainda tinha tempo, não havia razões para ter pressa e fui fazer o meu aquecimento. Faltavam pouco mais de 5 minutos para a hora da partida quando me dirigi para junto do pórtico. Últimos ajustes na mochila, fazer reset ao relógio um par de vezes, e aguardar com ansiedade pelo sinal de partida!!

Soa a ordem de partida, e arranca tudo pela marginal fora, num ritmo digno de corrida de estrada, mas ali era propício a isso. Vou bem, é um ritmo a que estou habituado, e sigo sem problemas até passar a zona da marina, onde começa a subir. 
Aqui decidi não forçar, e fazer o que tinha planeado para esta prova: correr lentamente ou caminhar a subir, e correr quando fosse mais a direito e a descer. 
Tudo ia dentro do suposto até entrar no trilho que nos ia levar até perto da praia da Ribeira do Cavalo.
 Aqui entrei com confiança. Já conhecia o trilho, já o tinha feito com o meu filhote Tomás às costas, sentado na mochila/cadeira das caminhadas, mas assim que pus os pés na rocha, apanhei o 1º susto... Os ténis parecia que tinham umas rodinhas por baixo! Outra rocha, outa tentativa, e mais rodinhas... Mau, isto assim não é nada bom.. E lá me vi obrigado a abrandar o passo, encostar para deixar passar os mais rápidos, e seguir o meu caminho a tentar não perder demasiado tempo, mas também a não esbardalhar ali todo...
E lá fui, até aparecer a grande parede... Bem, pensei que fosse custar mais, fi-la sem grandes dificuldades, e ao chegar ao topo, um trilho corrível, onde era possível esticar os músculos! Esta foi a 1ª parte divertida da prova!
A passar o 1º abastecimento, a fazer sinal que não queria água!!

Mais à frente, outro trilho conhecido das muitas caminhadas que já fiz por estas zonas, uma vez mais feito com muito cuidado, mas.... Não sei o que aconteceu, como aconteceu, quando dei por mim estava no chão, parecia que alguém me tinha passado uma rasteira! Terá sido algum "Espírito do Trail"??? 
Aqui o que mais me chateou não foi ter caído. É normal numa prova destas, e a queda, apesar de uns arranhões e os joelhos um pouco esfolados, não foi nada de especial. O que me deixou bastante chateado foi o "tipo" que vinha atrás de mim, com a pressa de passar, não sei se ainda tinha esperanças de ir ganhar a corrida, nem sequer se ter dignado a perguntar se eu estava bem, e quase me ter pisado para passar... Enfim, como alguém referiu num post no Facebook, "uma ovelha não faz o rebanho", e os companheiros que vinham atrás mostraram o verdadeiro Espírito do Trail, preocupados a saber se estava bem.

Depois de lavar os joelhos com água, lá prossegui. Ao início não conseguia ir muito rápido, mas fui recuperando e rapidamente voltei ao meu ritmo.
Segui sem problemas, a abrandar onde havia mais rochas, os ténis continuavam a escorregar muito, e a acelerar sempre que podia.
Não perdi muito tempo nos abastecimentos, também porque não senti necessidade disso. 
Depois de subir ao castelo, veio a parte da corrida onde me diverti imenso, ao descer de volta à vila. Aquele trilho era espectacular, e sem pedras no chão, pude descer à vontade, sem medos. BRUTAL!!!

De volta à marginal, foi num ápice que cheguei à meta. 2:39:58, acima daquilo que eu queria, mas dado que levava uns ténis com rodinhas, acabou por não ser mau! 
Medalha ao pescoço, uns alongamentos e comer um pouco do que havia à nossa espera, fui para a fila das merecidas, mas dolorosas massagens!


Fui desafiado para na próxima edição fazer os 60km's. Talvez os faça, a Arrábida será um bom local para me estrear numa Ultra, vamos ver!! Mas primeiro tenho de resolver a questão dos ténis!!!

2 comentários:

  1. Essa do outro gajo ter passado por ti sem dizer nada não me cabe na cabeça..enfim, devia ser algum segundo-quartista :) Parabéns pela tua prova, estás a ter uma boa estratégia com o trail, devagarinho e chegas ao final do ano com uma ultra nas pernas! eheh Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A estratégia deve-se em parte a um certo blog que li do início ao fim!!!
      A Ultra só a tenho planeada para próximo ano, mas nunca se sabe!! Mas a acontecer antes, só depois da maratona em outubro.

      Abraço

      Eliminar