quinta-feira, 6 de julho de 2017

STE - Sintra Trail X'treme

Sintra não fica longe de minha casa, são cerca de 40k, mas esta foi apenas a 3ª vez que lá corri. A 1ª foi quando fiz a 1ª Ultra, a 2ª em meados de Maio num treino de cerca de 1h pelo trilho das pontes  depois de sair do trabalho, e esta agora, no Sintra Trail X'treme. No entanto fazia uma ideia das dificuldades que íamos apanhar na prova.


Saí de casa cedo, por volta das 6.20. A viagem seria rápida e sem trânsito estacionei perto do secretariado por volta das 6.45. Fui buscar o dorsal, e sem pressas acabei de me preparar para a prova.
Cerca das 7.30 começo a dirigir-me para a zona de partida, que distava cerca de 400m do secretariado, com muita conversa pelo caminho; as caras conhecidas eram mais que muitas, quase toda a gente se conhecia e o ambiente era de amena cavaqueira!

Depois de um breve briefing dado pela organização arrancamos.
Os primeiros 3k seriam a subir em direcção a St Eufemia, pelo que arranquei sem grandes entusiasmos. Calmo e a gerir o ritmo. Aliás era essa a minha estratégia para toda a prova, pois ando a sentir o corpo a pedir algum descanso e o objectivo seria apenas desfrutar destes trilhos.

Foi no entanto num instante que se chegou ao 1º abastecimento, localizado na Quinta Vale Flor. Aí bebi um copo de água, acabei de encher um dos flasks, que agora só iria haver novo abastecimento nos Capuchos, ao k16, e segui. 


Depois deste abastecimento ia ser sempre a descer até à Lagoa Azul, com o percurso a alternar entre estradões e alguns trilhos mais técnicos. Mesmo sendo a descer, tentei sempre não entusiasmar demasiado para não rebentar com as pernas, mas foi rapidamente que cheguei à lagoa. 

Daqui até à Barragem do Rio da Mula foi relativamente fácil, e a partir daqui começou  a1ª grande dificuldade da prova, com a subida ao Monge. Cerca de 300D+ em 3k, que me demoraram 30´a fazer! Fui sempre com uma passada firme a ultrapassei aqui entre 10 a 15 atletas! Chegado lá acima, nova descida técnica, onde perdi algumas posições. Nas subidas e descidas ia alternando de posição com alguns atletas: a subir passava-os eu, a descer passavam por mim parecia que iam a voar!! Continuo com receio nas descidas, demasiado nalgumas situações em que tenho medo de arriscar e fazer nova entorse. Tenho de trabalhar claramente este aspecto, porque condiciona bastante o meu desempenho e resultados em provas. Sugestões aceitam-se!! Pelo contrário a subir sinto-me bastante forte, desde o início do ano que comecei a frequentar o LH Ginásio que sinto imensas melhorias.
E foi assim que cheguei ao k16, abastecimento dos Capuchos. Aqui parei uns minutos para comer e beber, beber muito que estava a apertar o calor. 

Com as energias restabelecias segui, apresentava-se novo segmento de 12k até ao próximo abastecimento aos 28k. 
Mais umas descidas, onde perco algumas posições, depois o estradão paralelo ao trilho das pontes e nova subida, Trilho dos morangos que não conhecia e onde ganhei novamente algumas posições!!

Neste segmento depois da subida do trilho dos morangos segui durante muitos km sem ver atletas, e foi das zonas onde mais me diverti, no Trilho da Pedra Branca. Ligeiramente a descer gostei bastante desta parte :)

E eis que chego novamente à Lagoa azul, e aqui começou a parte mais difícil da prova. A temperatura deveria rondar os 35º, um calor arrasador, e a gestão de líquidos aqui tornou-se importantíssima mas difícil de fazer. Até estava a fazer um tempo simpático até aos 25k, mas depois nesta subida rebentei. A pouca água que tinha fui gerindo entre despejar na nuca e beber. Era difícil correr, e o abastecimento que estava anunciado ser aos 27k nunca mais chegava - chegou aos 28k, e esta é, na minha opinião a única falha que aponto à organização. 1k não é muito em condições normais, mas naquelas condições é bastante...

Quando finalmente cheguei ao abastecimento ia estoirado e seco, e bebi enorme quantidade de água e isotónico e fartei-me de comer também, ia esfomeado! 

Depois de comer e beber bem, fui a uma torneira que lá havia molhar-me. Molhei-me todo autêntico banho tomado, e já com energias repostas e fresco segui caminho. 
Daqui até à meta era um salto, 2 ligeiras subidas e depois sempre a descer até à meta.
Terminei com 4h39', aquela última subida até ao abastecimento estragou por completo qualquer tempo mais simpático que fosse fazer.

Foi uma manhã excelente com trilhos brutais. Tenho claramente que ir para Sintra treinar mais vezes, e treinar a parte psicológica nas descidas.

A organização está claramente de parabéns: trilhos fantásticos, marcações excelentes - enganei-me uma vez mas a culpa foi minha, era a descer e distraí-me!! - e imensos elementos do staff em muitos pontos do percurso. A única coisa que aponto é, como já disse, o facto do último abastecimento distar 1k do anunciado. Sendo a organização constituída por atletas sabem bem que esta situação, principalmente com o calor que se fazia sentir, faz uma enorme diferença.

Sem comentários:

Enviar um comentário