terça-feira, 21 de julho de 2015

Ultra Trail Monte da Lua (52km) - a Ultra estreia!!


O planeado era fazer a 1ª Ultra apenas em 2016, mas aqui e ali fui sendo desafiado, sentia-me bem nos treinos e nas provas, e não resisti!!!


Ao longo dos últimos meses os treinos e as provas foram correndo bem, mas no entanto ia tentando manter-me fiel ao inicialmente planeado. Em 2015 a Maratona de Lisboa, e em 2016 fazia a minha 1ª Ultra. Só que... Aqui e ali fui sendo desafiado, sentia-me bem, e inscrevi-me; na prova dos K20+!!!  
Só que o bichinho continuou, e a 3 minutos da data limite para alterar, enviei o email!:


Estava feito! Já não havia volta a dar, agora era enfrentar o desafio e aguentar o empeno!!!


Cheguei à Praia das Maçãs cedo, mas talvez pela ansiedade, tive de ir por 2 vezes à casa-de-banho!! Eram 8.15 quando finalmente consegui ir ter com o Filipe e o Eduardo.
A tentar estar calmo, momentos antes da partida
Passavam uns minutos das 8.30 quando foi dada a partida, começava a aventura!! Algum engarrafamento inicial para passar o ribeiro sem ir pela água, e depois arrancar trilho acima, mas sempre com o pessoal muito junto.
Depois de passar o "ribeiro"

Km's iniciais por trilhos bastante corríveis, mas nalgumas zonas com falhas de marcações - ao que parece terão sido roubadas as fitas. É de lamentar haver quem tenha prazer em estragar o trabalho dos outros... 
Graças ao microclima característico de Sintra, ao km 5 já levava a camisola encharcada em suor... Contudo, tal não era incomodo de maior, e diverti-me imenso a correr pelos trilhos e estradões até chegar ao 1º abastecimento de sólidos, antes de entrar na Quinta da Regaleira. Este abastecimento apareceu mesmo na hora certa, pois já estava esfomeado, e demorei-me um pouco a comer de tudo!!
Estava a sentir-me mesmo muito bem, não tinha sentido qualquer dificuldade, e em 2 horas e meia tinha feito 20km. Nada mau, e pensava mesmo que ia conseguir manter o mesmo ritmo!!
Na excelente companhia do Filipe
AHHHHHH, menino ingénuo!!! 
A prova estava agora a começar! Depois do parque das merendas, a 1ª grande subida até ao castelo, com muitas escadas (cheirinho a MIUT!!), rochas húmidas e um nevoeiro baixo que dava um ar fantástico. Apesar da dificuldade, estava a adorar, a desfrutar de cada momento da minha 1ª Ultra! 
Chegado lá acima, iniciou-se a descida para a Lagoa Azul. Sem apresentar grandes dificuldades, trilhos muito bons para correr e estradões, dava para correr bem.

Só que... o pior estava para vir!! Neste abastecimento perguntei a quantos km's era o próximo, e disseram-me que seria a 7 ou 8 km. Pois, a verdade é que esses km foram afinal cerca de 12, e os mais duros de toda a prova. Foi neste segmento, com as subidas do Monge e à Peninha, que me fartei de praguejar, chamar de nomes aos trilhos, ao sol, perguntar o que andava ali a fazer... Senti imensas dificuldades, a subir era complicado avançar, a descer custava a correr porque os pés batiam à frente nos ténis... O sol apertava, os líquidos começavam a escassear, e o abastecimento que nunca mais aparecia... Se até ao 1º abastecimento de sólidos se viam sorrisos na cara dos atletas, neste momento já toda a gente ia a protestar!
Na subida para a Peninha, qual oásis no deserto, uma fonte com água super fresquinha, que soube mesmo muito bem!! Deu para encher os bidons, refrescar os braços, as pernas e deitar um bocado de água pela cabeça abaixo!!

Uns metros acima o abastecimento, onde estive uns bons minutos a repor energias. Estava com fome, esgotado e precisava mesmo de descansar um pouco.
A seguir arranquei por uns trilhos agradáveis para correr, dentro do possível porque já não conseguia correr muito, até chegar às arribas, as famosas!
Já as conhecia bem, de várias caminhadas que já por ali fiz, pelo que sabia bem o que me esperava. Iniciei a 1ª descida com confiança, e cheguei bem lá abaixo, mas depois ao subir... já não tinha força nas pernas! Tive de parar umas quantas vezes para descansar, e no 2º par de descida/subida, o cenário repetiu-se: descer sem dificuldade, subir com a língua de fora!!

Depois do Cabo da Roca, não sabia bem o que me esperava, e foi já em bastante sofrimento que fiz esta parte. Já praticamente não conseguia correr, levava as pernas super massacradas, e só suspirava pela meta. Os km's finais foram um sacrifício enorme, e a subida na praia da Adraga, em areia só veio complicar ainda mais... 

Ainda tivemos direito a correr pela Praia Grande - como se fosse coisa boa!! - cheia de gente, mas onde aproveitei para refrescar os pés na água do mar!!
Foi com um alívio enorme que, ao fim de 9:07:00 vi a meta! Aqui ganhei finalmente novo animo, e consegui correr os metros finais!

52,6km depois cortava a meta, e tornava real o grande objectivo de completar a 1ª Ultra!!
Finisher!!
Sou ULTRA!!!
9:08:18, 73º lugar, tendo em conta que era a 1ª Ultra, e que pelo que foram dizendo este ano era mais difícil que no ano passado, considero que tive uma boa prestação, apesar de inicialmente ter a expectativa de fazer a prova em menos tempo.

Adorei, recomendo e para o ano lá estarei novamente!!

Agora é recuperar deste empeno, e começar a procurar no mercado uma alternativa aos Kalenji XT4 que, com apenas 220km feitos, já apresentam buraco na parte superior...



6 comentários:

  1. Muitos parabéns Paulo e que venham muitas mais.
    Abraço

    P.S. Quanto às Kalenji, se o problema é em cima nada que um remendo não resolva ;) ... afinal vão andar mais tempo com lama, terra e pó e não são para ir à missa ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado!
      As Kalenji, estou a pensar o que vou fazer com elas!! Remendo, comprar já outras novas, nos próximos tempos lá terei de tomar a decisão!!

      Abraço

      Eliminar
  2. Parabéns Paulo, pela 1ª Ultra e em especial como foi feita!

    Quanto às sapatilhas podes sempre fazer o que costumava fazer aos rasgos laterais das minhas (há já uns tempos que não acontece e a ultima levou com supercola, eram pequeninos), adesivo!

    Ficam feias mas se dá para andebol, futesal e 110m barreiras também dá oara trail ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado!

      O problema dos ténis é que além destes rasgos, já estão a querer romper também noutros sítios...

      Abraço

      Eliminar
  3. Parabéns, Paulo! Sou suspeita, mas continuo a achar que esta é a prova perfeita para estreia nas Ultras. Muita diversidade de caminhos e paisagens e dureza, mas sem ser em exagero (pelos vistos este ano foi mais...) para as pessoas ficarem logo a saber no que se estão a meter! ;)
    Continuação de bons treinos para a Maratona!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado!!!

      Eu queria estrear-me nas Ultras em Sintra ou na Arrábida. Acabou por ser em Sintra, e pelo que parece talvez na edição mais difícil do Monte da Lua. Mas também não há problema, fazendo as difíceis, as outras são mais fáceis!!!

      Eliminar