terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Monchique Open Trail 2019


Quanto em finais de Setembro me apareceu no feed do Facebook esta prova, o interesse ficou logo em níveis elevados!!
No longínquo ano de 2011 estive com a Ana Bela 1 semana de férias no Monchique Resort & Spa e adorámos, e voltar agora lá, desta vez já com 3 miúdos e ainda com a possibilidade de correr.... bem era uma oportunidade que queria aproveitar!!

Apresentei a ideia de um fim-de-semana interessante cá em casa e foi imediatamente aceite eheh :) 


E assim na sexta-feira saímos de casa com tempo e lá fomos em direcção a Monchique. Lá chegados e feito o check-in no hotel, lá fomos conduzidos para a nossa suite. Não fosse isto um resort de 5*****, o saco com as lembranças e o dorsal já estava lá à espera!! Maravilha assim!! E seguiu-se o estágio para a prova, com ida pra piscina quentinha do spa!

Sábado de manhã com tempo ideal para correr, depois de um pequeno-almoço de hotel não exagerado, lá fomos para a zona da partida! Era uma prova onde não estava à espera de ver muitas caras conhecidas, mas lá apareceu o Bruno Narciso, irmão do meu grande amigo Heitor e assim ainda estivemos por ali à conversa.








Após um muito breve briefing lá foi dada a partida e, partida de prova curta que se preze e a descer, tem de ser feita em ritmo elevado e esta não foi excepção!!! 1º km a descer e a 3'59"km, ia bem mas com noção que tinha de abrandar, mas deixei-me ir no grupo dos 3 primeiros até deixar de ser a descer e inverter a inclinação!

A subir e com noção que o treino nos últimos tempos não tem sido o melhor, abrandei e estabilizei num ritmo mais confortável. Não sei se foi do café que bebi poucos minutos antes da prova começar, o ritmo cardíaco ia algo elevado, o que fez com que abrandasse também...


Não conhecia nada do percurso, mas uns comentários no Facebook da prova tinham aconselhado a levar bastões! Não levei, afinal eram apenas 23k, e a verdade é que não senti falta deles, mas ia sempre na expectativa a ver quando é que eles fariam falta. O percurso não apresentou grandes dificuldades técnicas, e sempre muito muito bem marcado.


Depois de passarmos por Caldas de Monchique começou a 1ª grande subida da prova. Aqui senti a diferença nas pernas para quando andava a treinar com disciplina, mas eram poucos km por isso não havia muito a gerir! Puxar no máximo, feita a subida deu para correr um bocado a direito e a descer até chegarmos a Monchique onde, aí sim começou o principal desafio da prova: a subida à Picota.

Com muitos atletas da prova curta e pessoal da caminhada pelo caminho, foi sempre a dar o máximo que enfrentei esta subida. Eu gosto destas subidas!
A prova tinha 2 abastecimentos, aos cerca de 7km e 14. Não parei em nenhum, mas quando passei e olhei pareceram-me bem compostos.

O topo da Picota estava aos cerca de 16km, cheguei lá com 2h. Nas minhas previsões esperava chegar mais cedo, e tinha sido possível se estivesse em melhor forma. 
Estou mesmo a chegar ao topo da Picota e toca o telefone! A Ana Bela e os miúdos andam na piscina, e querem saber se ainda estou longe!! Respondo para não terem pressa, que ainda demorarei um bocado!!

Chegados à Picota, o caminho era a descer claro!! Só que o topo da serra era só pedra, e como tinha estado de chuva estava tudo molhado e alguma lama. 
Pouco depois de começar a descer apanho um susto, vou a curtir a descida, pedra está molhada, escorrego e torço o pé direito! Não foi nada grave, mas fez soar os alarmes.
Daí para a frente abrandei, desci com muita mais cuidado e a arriscar ZERO! Com este abrandamento perdi cerca de 10 posições.... Não é que interesse muito até porque o que interessava era não lesionar, mas ia contente com o meu lugar e depois como abrandei perdi bastantes posições, mas os atletas iam perto uns dos outros e era inevitável...

Cerca de 2km da meta ligo, a avisar que estou a chegar. Com o caminho fácil e a descer, disparo em direcção à meta a ritmos bastante abaixo dos 4'km! 
A poucos metros da chegada tenho o melhor prémio que se pode ter à espera: a Ana Bela, o Tomás, a Madalena e a Oriana, que me acompanham contentes para cruzar a meta!

Depois ficámos por ali, fui tomar banho e voltámos para a festa final que estava preparada para os atletas e familiares.

Para uma 1º edição, e já tive oportunidade de o dizer à organização, foi uma prova excelente! Percurso muito bom, marcações excelentes, abastecimentos que me pareceram qb
Fiquei com pena de não ter conseguido uma melhor classificação, mas depois do susto que apanhei ao torcer o pé tive medo de arriscar... o objectivo começa em Janeiro no Trilho dos Reis, e é aí que tenho de estar nas melhores condições.

Mas mais importante que qualquer classificação que pudesse obter, foi o fim-de-semana espectacular que passámos! A Oriana que é a mais pequena e que só faz 3 anos daqui a dias, continua a perguntar quando voltamos para o hotel!!! :) 


2 comentários:

  1. Muito bom aspecto! Todo o o programa de fim de semana me pareceu bem eheh Para o ano vou estar atento. Um abraço e força nos treinos para os Reis!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns!
    Para quando o post sobre Abrantes 100?

    ResponderEliminar